
Quem viu o filme Le Roi de Coeur ou Esse Mundo é dos Loucos, como foi chamado no Brasil, há de concordar comigo que a vida na cidade francesa retratada nesta obra prima de Philippe de Broca (1966) ficou muito melhor depois de abandonada pelos habitantes ditos sãos, sob uma ameaça de bomba.
Ela foi ocupada pelos ditos loucos – um verdadeiro sonho iniciado quando a porta do hospício se abriu e cada um escolheu o papel que desejava. Vestiram-se de cardeais, de nobres, de prostitutas e de todas as funções de uma cidade com limites fixados apenas pela imaginação. Os animais do zoológico também foram liberados e o elefante circulou com bandeira branca da paz na tromba. Ali, ninguém compreendia a guerra.
Relembro-me muito frequentemente deste filme – dos meus preferidos -, nestes tempos tão loucos, no mau sentido, claro. No caso, o gatilho foi uma notícia de primeira página que nunca deveria ter sido dada, tamanha a sua desimportância. O jogador de futebol Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi flagrado na sua casa (!!) com a camisa de um time rival, o Corinthians. A reação dos fanáticos foi imediata. “Que absurdo! Como ele pôde trocar o manto sagrado rubro negro?” Um auê! Mas nem dentro da própria casa o sujeito pode vestir o que quer e até mesmo dar vazão a fantasias?
Certamente, a casa do Gabriel não é uma casa brasileira típica, com certeza. Nem portuguesa, com quatro paredes caiadas… As casas dos jogadores de futebol, nos dias de hoje, são cinematográficas. O futebol-mercadoria os fez milionários muito cedo e a ostentação é uma regra. Privacidade? O que é isso? Uma foto sua vazou ou foi vazada e os cartolas do Clube não perdoaram o fetiche do imaturo riquinho. Ele foi multado e proibido de vestir a camisa listrada mais cara, a número 10.
Quanta bobagem! Que mundo empobrecido em valores e atitudes! O Rei de Copas, interpretado no filme de Broca por Alan Bates, jamais governaria o país do futebol de uma forma tão tosca, mesquinha e desinteressante. Do jeito como as coisas vão, o melhor a fazer é vestir uma camisa de força e saí por aí.
Maurinho, muito bom artigo. Fiquei louco de curiosidade pra ver esse filme, que não conhecia. Mas não estou achando em nenhum streaming. Sabe de algum??? Abração
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu! Você encontra a versão completa no Youtube. Deve haver em outras plataformas. É sensacional! Grande abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
No Youtube está com o título King of Hearts. Som original com legendas em espanhol
CurtirCurtir
Tem o link do trailer neste blog. Na coluna da direita.
CurtirCurtir
Valeu. Abração!
CurtirCurtir
Meu articulista preferido!
CurtirCurtir