
Recentemente, reuni algumas crônicas num livro. O objetivo era contrariar o Aparício (Fernando) Torelly, Sua Excelência, o Barão de Itararé, que dizia que de onde menos se esperava, é que não saía nada. O livro foi editado com esmero e convidei amigos e potenciais críticos para um lançamento formal em 28 de agosto, a partir das 19 horas.
Noite de lua cheia, temperatura agradável, trânsito fluindo bem até a Gávea e uma mesa farta posta no tradicional restaurante Bacalhau do Rei: sardinhas portuguesas, azeitonas de raça, pasteizinhos de bacalhau, queijos da Serra, presuntos, leitões saborosos, além de bons vinhos portugueses, do Douro ao Alentejo…
O que poderia dar errado? Nada, eu supunha. Mas, lá fiquei, só, sem vivalma! Maldita a hora em que fui alfabetizado! Jamais deveria ter segurado uma pena ou me ter deixado instruir para saber que berinjela se escreve com jota. Perda de tempo ter lido livros grossos para dissecá-los pelo prazer sádico dos professores de Literatura.
Ninguém! Nem um imortal sequer! Para estes, desejo a assombração dos ghostwriters e que o El Niño traga uma nuvem de maribondos de fogo a cair-lhes sobre a cabeça e fazer arder seus fardões. Ingratos! Mais! Todos os ausentes perderam as sobremesas: os pasteis de nata, o pudim de laranja, a charlote de damasco, as mil folhas de morango, as barriguinhas de freira do Convento das Clarissas e muito mais.
Cáspite! Aparício Fernando estava certo. Não escrevo mais nenhuma linha. Por vingança, também não mais lerei. Livros? Para quê? Quando muito, para substituir o pé do sofá quebrado. No lugar do esperado brinde, do Porto de honra, a desonra, o fel. Ninguém!
PS Peço total sigilo aos amigos e amigas que poderão me desmentir: Sônia Pompeu, Marildinha, Shirlei, Marilda, Lu e Edgard Catoira, Beth e Murilo Rocha, Sonia Rabello, Guilherme, Patricia, Motta, Alex, Teresa Bergher, Cristina Rigitano, Daniela, Fátima e Paulo Pinheiro, Iuri, Antonio Gouveia, Newton, Giselle, Alê, Stela, Vagner, Daniela Reis, Luiz Henrique Arruda, Thaís e Ester Lima, Procópio, Lucia e Claudio Sérgio, Ana Lúcia, Oswaldo e Rosana, Cristina Furst, Lida, Rômulo, Cristina e Claudio Torto, Lucia e André, Cristina e Paulo, Gabriela, Maria Eduarda, Valdiléa, Feijó, Lenise, Olga Fernanda, Patrícia, Alexandre Calmon, Eduardo Vianna, Márcia e Sérgio, Katia Rozane, Danielle, Luciano, Raphaela, Cássio, Alexandre Jr., Henrique, Ricardo Mattos, Bia e Felipe, João Senise, Lúcia Worcman, Ian, Osvaldo, Silvana, Tony, Simone Frade, Duda, Bebel e Gico, Ana e Sidinho, Cecília e Sonize, além de Nininha e Jorge, sempre presentes.
Seu bobo! Quase caí!
CurtirCurtido por 1 pessoa
rsrsrs Você fez e sempre faz muita falta.
CurtirCurtir