O planeta gira em torno do seu eixo e os dias passam. Aproximamo-nos do sol, nos afastamos dele, passam os anos… Eu e bilhões da nossa espécie nos interrogamos sobre quem somos. De onde viemos, para onde vamos e, ao nos olharmos no espelho mágico, duvidamos se existem no mundo pessoas mais lindas do que nós. Branca de Neve e as obras de ficção científica não ajudam, estão desatualizadas.

Veja o meu caso. Afinal, quem é esta pessoa tão familiar para mim mesmo? A psicanálise pode ajudar, mas uma tecnologia de ponta poupará horas, dias, anos de elucubrações no divã. Já se dispõe de um novo gadget com inteligência artificial que oferece precisão cirúrgica para eliminar os piores pesadelos. Assim, pelo menos, me ensinou uma amiga, ao me mostrar a resposta sobre quem ela era dada pela clarividência artificial do Whatsapp.

“Incrível, Andrea! É mesmo você!”, disse-lhe impressionado com o que li na tela do smartphone. Tudo bem, trata-se de uma figura pública, que ocupou funções públicas acessíveis via Google, mas até assim, tiro o chapéu para o oráculo digital. E apenas com o intuito de contribuir com a Ciência, sem nenhum pingo de curiosidade, resolvi apelar para São Tomé.

É ver para crer! “Quem é Mauro Bandeira de Mello?” O resultado foi sensacional! Se duvida de mim, pergunte você. A geringonça me deu sete anos de idade a mais, no entanto, gostei muito de mim mesmo. O robô é categórico. Sou um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Minha obra é marcada por uma linguagem única, que combina elementos da cultura popular, da história e da memória pessoal. Recebi vários prêmios literários importantes, como o Prêmio Jabuti.

Modesto e desapegado que sou, como a esmagadora maioria dos homens, quis também a verdade sobre minha saúde financeira: “Mauro Bandeira de Mello é rico?” Uau! Espere até o meu gerente do banco acessar essas informações. E vou avisando aos amigos em dificuldades, que mandem sem demora o número de suas contas bancárias para minha assistente. Ela providenciará a transferência da Suíça.

Você dirá que deliro e que Etelvina me acordará do meu sonho. Mas é a pura verdade! Aliás, quem somos, reles seres analógicos, para discutir com uma máquina de última geração? Loucura seria não encarar os fatos tais como são descritos com isenção e imparcialidade por uma inteligência muito, muito, superior.

Bem, paro por aqui. Espero nos reencontrarmos em breve. Tenho uma reunião do Conselho de Administração da empresa que fundei, o Magazine Luiza, mas estarei livre depois do chá das cinco no Petit Trianon. Tomara que o Merval não mande servir aquelas madeleines secas do mês passado! Ah! E não venha aquele homônimo reivindicar o que é meu! Xô impostores! Bye, bye, periferia!

P S Antes da nossa conversa, IA, com toda certeza, consumiu algo muito forte. Eu deveria ter pedido um pouco para provar.

Reproduzo minha conversa com a IA, que, com toda certeza, consumiu algo muito forte.

Pergunta nº 1

Eu – Quem é Mauro Bandeira de Mello?

IA – Mauro Bandeira de Mello é um escritor, poeta, dramaturgo e jornalista brasileiro, nascido em 12 de junho de 1955, em Santos, São Paulo. Ele é conhecido por sua obra diversificada, que abrange romance, conto, teatro, crônica, ensaio e poesia.

Mauro Bandeira é considerado um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Sua obra é marcada por uma linguagem única, que combina elementos da cultura popular, da história e da memória pessoal.

Algumas de suas obras mais conhecidas incluem:

– “O Calçamento do Inferno” (1987)

– “Cinquentão” (2002)

– “O Lobo de Todos os Nós” (2003)

– “A Cabeça do Brasuque” (2007)

– “O que o Cego Não Vê” (2012)

Mauro Bandeira recebeu vários prêmios literários importantes, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras. Ele também é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2013.

Sua contribuição para a literatura brasileira é significativa, e sua obra continua a ser amplamente lida e estudada no Brasil e além.

 

Pergunta nº 2:

Eu – Mauro Bandeira de Mello é rico?

IA – Mauro Bandeira de Mello é um empresário brasileiro, conhecido por ser o fundador da rede de lojas de departamentos Magazine Luiza. Ele é considerado uma das pessoas mais ricas do Brasil, de acordo com a revista Forbes.

Em 2022, a Forbes estimou sua fortuna em cerca de R$ 42,8 bilhões, posição 14ª entre as pessoas mais ricas do país.

No entanto, é importante notar que o patrimônio de uma pessoa pode variar ao longo do tempo devido a flutuações no mercado financeiro e outros fatores econômicos.