No meu percurso de ida e volta ao trabalho, passo por duas blitzes infalíveis da polícia estadual. Por certo, o serviço secreto do Palácio Guanabara dispõe de informações sobre criminosos perigosíssimos que passam pela Rua Jardim Botânico, na altura do Viaduto Saint-Hilare, e pelo Corte do Cantagalo, no acesso à Lagoa. Todos os dias!

Não é à toa que a segurança pública no nosso estado é comparável a um jogador de futebol que bate o pênalti sempre no mesmo lado. A única surpresa é a naturalidade com que matam inimigos disfarçados de crianças nas portas das escolas, adolescentes negros, em legítima defesa, lógico, e passageiros de ônibus terroristas.

Mas o atual governador é um estadista; não claudica. Sabe exatamente o que está fazendo e é de se supor que galgará posições ainda mais destacadas da política regional, quiçá mundial. É daqueles estrategistas comparáveis a um Churchill ou um Eisenhower. No dia certo, ele comandará o desembarque das milícias aliadas na margem direita do Rio Acari e recuperaremos a paz.

De volta ao tema das blitzes nossas de cada dia, se você pretende empreender no Estado no ramo de drogas, armas e munições, e também quer evitar engarrafamentos, não passe pela Rua Jardim Botânico no sentido Gávea, por volta de nove da manhã e pelas bandas do Corte do Cantagalo à tarde. De todo modo, as armadilhas montadas pela inteligência do governo são avistáveis. No Corte, é possível virar antes à direita, na direção do Túnel Rebouças. No sentido Zona Norte, nunca há postos da Gestapo fluminense para checar se o imposto do seu carro foi pago ou se há multas pendentes.

Daí, quem disser que um raio não cai duas, três, quatro vezes no mesmo lugar, definitivamente não conhece o Rio de Janeiro e a Cidade Maravilhosa. Há décadas, de dois em dois anos, no primeiro domingo do mês de outubro, quando são realizadas as benditas eleições (sem qualquer ironia), os raios que nos partem caem sobre os mesmos lugares e você poderá tirar um(a) selfie bacana. Seja como for, a esperança é a última que morre por bala perdida!