O coração de Babyboomer batia mais forte quando a Srta. X entrava na sala. Ela era linda. Era inteligente, bem humorada… Mas ele se achava feio. Valeria a pena uma aproximação? Como? Falar do calorão da rua era tolice. Mencionar os encantos do Rio dos anos 1980 seria outra bobagem e poderia provocar um choque de gerações. A propósito, aprendi que as gerações são classificadas da seguinte forma: Babyboomers são os nascidos entre 1945 e 1964 ; Geração X, entre 1965 e 1981; Milenials ou Geração Y, entre 1982 e 1996 ; já os nascidos entre 1997 e 2010, compõem a Geração Z ; e a Geração Alfa começa a partir de 2010.

Flertar ou não flertar, portanto, era a questão e Babyboomer lembrou-se da história contada por Edmond Rostand do Cyrano de Bergerac, apaixonado pela linda RoXana. Na peça, a despeito do nariz avantajado – descrito como o que Baby encara todos os dias no espelho -, Cyrano chegou perto de realizar seu sonho com a força do amor, de sua sensibilidade e cultura.

A lembrança encheu Babyboomer de coragem para conquistar o coração da amada. Seu primeiro passo foi encher a caixa de emails da Srta. X com os mais lindos versos, com a mais rica literatura. Em seguida, por Whatsapp, obtido como quem rouba um beijo, compartilhou suas músicas e pinturas favoritas – o que sem dúvida encantava sua Dulcineia.

Certo dia, porém, aflita por um encontro de fato, a Srta. X reclamou que os selfies mandados por Babyboomer não revelavam o conjunto do seu rosto. Ora mostravam-lhe os olhos, a devorar-lhe a beleza, ora as orelhas, a revelar-lhe um ouvinte atento, ora a boca, certamente ávida por beijá-la. Mas o nariz, através do qual o perfume da Srta. X inebriaria Babyboomer, este, era um mistério.

Baby não encontrou solução para a questão nariz. Na dimensão virtual, tudo caminhava bem. Mas o inevitável choque com o mundo real o apavorava. E se a Srta. X, depois que o visse, além de rejeitá-lo por sua aparência, duvidasse do conteúdo da sua alma, creditando a uma Inteligência Artificial a autoria das mensagens sublimes que ele enviava? O nariz colossal era real, mas sua cultura e sensibilidade também eram! Impasse cruel! Será que os dois jamais se amarão, não gerarão Milenials e não terão descendentes da Geração Z, alfa, beta, gama?! A tragédia (ou não) está posta. A critério de cada um (a), o seu desfecho.