A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Em 30/4/2020

Desde a minha infância, gosto de rabiscar fotografias publicadas em jornais e revistas. Dei cabelo a muitos carecas, bigodes e óculos a quem não os tinham, sobrancelhas grossas para uns, finas para outros. Transformei sorrisos Colgate e implantei muitos caninos de vampiro em celebridades.

Lembro-me do colar de pérolas que coloquei no então general-presidente Geisel, do trato dado ao seu penteado e dos rabiscos que fizeram sumir a camisa clara sob o paletó escuro. Ele ficou igual a uma vovó boazinha, enquanto seu sucessor, Figueiredo, por vezes recebia longos cílios, batom, brincos e adereços que o transformavam numa cigana ou num general travesti. Com esses retoques, é certo, não dá para anistiar os dois últimos presidentes da ditadura, mas suas imagens até que melhoraram…

Num passado recente, meus photoshops artesanais podiam até ter poupado milhares de reais do erário. O senador Renan Calheiros não precisaria ter usado aviões da FAB para suas sessões de implante capilar no Recife. Eu teria dado um jeito!

Ora, nesses tempos de quarentena tenho repetido a brincadeira. Como resistir a não colocar um bigodinho de Hitler no Bolsonaro? Já transformei o vice Mourão numa baiana do acarajé. Ficou um show! Também fica bem o símbolo da SS na lapela da camisa daquele chanceler sinistro. E não deixem de experimentar pintar o cabelo do Guedes e tirar alguns dentes da Regina Duarte! Fica ótimo! Só Marcelo Crivella e o atual ministro da Saúde são irretocáveis. Vieram prontos e, cuidado!, suas fotos devem ser conservadas fora do alcance das crianças.

Mas surgiu-me a idéia de ir além das imagens e retocar também os textos das manchetes. Daqui para frente, as más notícias darão lugar às boas! Hoje, por exemplo, na página 4 do Globo, dei um jeito em algumas letras garrafais. Lá estava: “AVAL DO SUPREMO – Celso de Mello autoriza inquérito contra Bolsonaro por acusações de Moro”. Com um pouco de liquid paper e um hidrocor, ficou assim: “REAÇÃO DO SUPREMO – Celso de Mello manda prender Bolsonaro, que ocupará a mesma cela de Moro na Papuda”. Na página 9, outra manchete ficou muito melhor. Ilustrada com uma foto devidamente tratada do premier inglês de cabelos pretos bem penteados, óculos de aro grosso e bigode, o seguinte texto: “Boris afirma que é cedo para fazer sexo e relaxar”.

Ora, podem me chamar de photoshopista comunista e golpista. Podem dizer que meu ego é maior do que o daquele ex-juiz que esnobou o ex-deputado na lanchonete. Mas darei um último retoque na página 12, que passará a ser a seguinte: “NA DIREÇÃO CERTA – Pela terceira semana consecutiva, Brasil não registra nenhuma morte e o fim do isolamento é decretado pela baiana do acarajé.